O cuidado com a qualidade sempre foi uma constante para gestores industriais, e um dos fatores mais relevantes para a competitividade de um negócio. Por isso, todos os recursos possíveis devem ser empregados no gerenciamento dela, possibilidades que foram muito expandidas na gestão de qualidade na indústria 4.0.

Com o aumento de ferramentas e desenvolvimento de novas práticas, concebeu-se o conceito de qualidade 4.0, que abordaremos adiante para mostrar como gerir a qualidade no ambiente da indústria moderna e conectada. Acompanhe-nos.

A qualidade 4.0

Esse conceito é uma evolução da tradicional gestão de qualidade, com o apoio de ferramentas e ações trazidas para a manufatura na indústria 4.0. Ou seja, ele deve ser aplicado na prática para que se gerencie a qualidade da produção da melhor forma no cenário da indústria transformada digitalmente.

A qualidade 4.0 traz à sua gestão recursos como automação total de processos, inteligência artificial e obtenção e análise de dados para tomada de decisões. Mas eles não substituem práticas e outros recursos mais tradicionais, e sim se complementam à estrutura padrão conhecida para elevar o patamar da gestão e dos seus resultados.

Sendo abrangente, o conceito não compreende somente o pós-produção e a avaliação de produtos acabados. Suas práticas e tecnologias também dão atenção a outros pontos do processo produtivo — inclusive indiretos, como a cadeia de suprimentos. Portanto, tudo o que pode influenciar na qualidade direta ou indiretamente é gerenciado estrategicamente.

Por exemplo, indicadores de desempenho com foco na qualidade podem ser monitorados em relação a fornecedores, como o indicador de recebimento de pedidos perfeitos. Enquanto isso, no andamento da linha em si, sensores podem separar itens imperfeitos rápida e automaticamente, com precisão cirúrgica, conforme critérios como peso, cor, tamanho ou textura dos produtos que passam em uma esteira.

Agora, entraremos mais profundamente no assunto e veremos como fazer a gestão de qualidade na indústria 4.0.

A implementação do conceito

Automação e digitalização de processos

Essa mudança trata de eliminar tarefas manuais e informatizar os controles feitos na cadeia de produção e na análise de qualidade. É algo que pode ser alcançado a partir de ações como:

  • Implementação de checklist eletrônico de conferências;
  • Conexão entre equipamentos separados que realizam processos em ordem respectiva;
  • Integração de dados gerados entre diferentes ferramentas para análise de informações da produção;
  • Informatização de relatórios.

Por exemplo, o transporte manual de produtos acabados da linha de produção, em carrinhos ou empilhadeiras, até a área de embalagem e expedição pode danificar alguns itens mesmo quando não ocorrem acidentes — pela trepidação ou pelo tipo de transporte utilizado. Diante disso, uma conexão automatizada entre os setores acabaria com problemas de qualidade e até mesmo perdas decorrentes do transporte manual.

Padronização de processos

Um setor padronizado é previsível e apresenta à equipe de produção critérios, organização e outros pontos a serem seguidos rotineiramente. Por isso, é um ambiente cuja estrutura está voltada à garantia contínua da qualidade do que entrega.

O fluxo de trabalho que foi planejado, testado, medido e então estabelecido faz com que a atuação dos profissionais envolvidos seja uniforme dia a dia em cada tarefa.

Isso porque estão direcionados e cientes de que precisam seguir a organização definida, pois ela gera a qualidade e o nível de produtividade que o negócio precisa para atender à demanda dos clientes e ser competitivo no seu mercado de atuação.

Obviamente, procedimentos ligados à gestão qualitativa também devem ser padronizados, como o destino dado a itens imperfeitos de acordo com cada tipo de problema. Dependendo do defeito, pode haver um retorno na linha para reparação, enquanto em outros casos precisa ser feito o descarte ou uma reciclagem de material. É uma decisão que tem de ser padronizada e transmitida aos funcionários, junto aos critérios envolvidos, para que a sigam.

Uso de dados para tomada de decisão

Opiniões, experiência na área e alguns poucos números até podem ajudar gestores a tomarem decisões acertadas. Porém, atualmente a tecnologia dá a possibilidade de obter um volume imenso de dados, que permitem ter percepções e certezas sobre os mais diversos fatores internos e externos de uma empresa. Logo, isso não pode ser desperdiçado e precisa ser utilizado para manutenção de qualidade e competitividade.

Para fazer a gestão de qualidade na indústria 4.0, o responsável pode obter e analisar tanto informações internas, como de padrões de qualidade e indicadores de desempenho, quanto externas, como geradas pelo comportamento dos consumidores finais. Esses números e fatos comprovados ajudam o gestor a avaliar a qualidade entregue atual e historicamente, servindo como base sólida e segura para a tomada de decisão.

Acompanhamento de indicadores e padrões de qualidade

Primeiramente, a obtenção da informação deve se basear em ferramentas como as citadas anteriormente e ocorrer da maneira mais ágil possível, de preferência em tempo real. Quanto mais rápido o responsável tem em mãos relatórios para leitura de processos e índice de qualidade e desempenho, antes ele pode agir para manter os padrões estabelecidos ou corrigir erros.

Mesmo com as ações abordadas anteriormente, é perigoso e contraproducente verificar a qualidade da produção somente após a finalização e por meio da análise de um profissional destacado para isso. Por isso, indicadores de desempenho focados na qualidade e padrões devem estar definidos previamente, no intuito de serem também direcionadores de processos da linha produtiva.

Como indicadores de desempenho e sucesso, alguns critérios que podem ser acompanhados são:

  • Taxa de devoluções de vendas;
  • Índice de satisfação dos clientes;
  • Taxa de itens separados pelas máquinas por conta de imperfeições;
  • Tempo médio entre falhas.

Apesar de serem indicadores específicos da operação, referem-se a pontos que influenciam na qualidade obtida diretamente e até podem dizer algo sobre ela.

Como padrões de qualidade, entre uma infinidade de possibilidades, podemos destacar aspectos de medição como:

  • Tamanho;
  • Cor;
  • Peso;
  • Teor;
  • Integridade;
  • Textura.

Esses são pontos associados propriamente à qualidade dos produtos acabados, padrões que apenas podem ser avaliados no fim da linha.

Acompanhando esses indicadores e padrões, e relacionando-os quando necessário, a gestão de qualidade na indústria 4.0 tem tudo para ser eficiente e, junto aos tópicos anteriores, entregar os melhores resultados.

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