A inadimplência de clientes industriais pode ser um enorme problema para os negócios do ramo, principalmente porque lidam com estruturas de custos robustas. Então, deve ser evitada ao máximo e, quando ocorrer apesar dos cuidados, tem de ser reduzida junto a possíveis perdas pela demora no recebimento e processo de cobrança.
Portanto, o assunto deve receber a devida atenção, já que vai além de prejuízos ao caixa – pode afetar a competitividade da indústria. E as medidas para impedir que ocorra, e minimizar seus efeitos, precisam ser tomadas o mais rapidamente possível.
Acompanhe-nos e veja os prejuízos financeiros e estratégicos dessas ocorrências e o que fazer para prevenir o negócio.
Principais efeitos da inadimplência de clientes industriais
Dificuldades para investir
Indústrias arcam com grande estrutura de custos para manter suas operações. Por isso, precisam de sobras no caixa para poderem investir em qualificação das operações e aumento da capacidade produtiva com maquinário e tecnologia de ponta.
A alternativa ao não investimento, quando não há disponibilidades dentro da empresa, é recorrer a financiamento e empréstimos bancários. Porém, são opções que geram alto custo em juros. Logo, ainda que não seja necessário congelar os investimentos, a inadimplência pode gerar despesas financeiras que não seriam contraídas se capital externo não fosse necessário.
Falta de previsibilidade financeira
Relatórios financeiros, como fluxo de caixa corrente e projetado, são elaborados por muitos motivos, e um deles é a necessidade de ter previsibilidade financeira. É algo necessário para organizar as contas a pagar com fornecedores, folha de pagamentos e uma série de outras obrigações.
Quando muitos clientes atrasam os pagamentos, ou mesmo deixam de cumpri-los, fica muito difícil ter essa previsibilidade e realizar o faturamento planejado em relação às vendas. Consequentemente, a gestão empresarial e financeira se torna difícil, permeada por transtornos recorrentes e pontuais nas rotinas administrativas e do setor financeiro.
Em um caso extremo, com taxa muito alta de inadimplência mantida por muito tempo, pode haver até dificuldade de cumprir com as próprias obrigações financeiras pontualmente.
Aumento de estrutura e despesas
Nem sempre a cobrança direta e feita logo após um não recebimento obtém sucesso. Nesse caso, o negócio precisa iniciar um processo de cobrança extrajudicial com equipe interna ou apoio de equipe externa especializada em cobrança. E não havendo a recuperação do recebível dessa forma, o apoio jurídico precisa ser buscado para a cobrança judicial.
Tudo isso gera ainda mais trabalho para os profissionais do setor administrativo, sendo medidas que normalmente requerem tempo para efetivamente gerarem os resultados desejados. Além disso, processos de cobrança elevam os custos da empresa – despesas adicionais que surgem exatamente em momentos nos quais há falta de entradas no caixa.
Redução da capacidade competitiva
Uma indústria competitiva precisa ter uma boa equipe de vendas e manter altos padrões de qualidade para os produtos entregues. Mas também deve se preocupar com projetos pontuais que objetivam melhorias, expansão, aumento de capacidade de produção e demais vantagens competitivas.
Como citamos anteriormente, ter muitos clientes inadimplentes e por muito tempo não permite ter sobras no caixa para investimento e dificulta a previsibilidade financeira. Assim, a competitividade pode ser afetada pela estagnação da estrutura produtiva e pelas dificuldades de mantê-la, mesmo sem investimentos, em vista de faltas na receita.
Como evitar a inadimplência de clientes industriais
Fazer análises de crédito eficientes
A análise de crédito dos clientes deve ser abrangente, levando em conta também aspectos relacionados ao negócio em si, não somente histórico junto a credores.
Obviamente, é importante saber se o cliente não tem restrição no CNPJ junto a órgãos de proteção ao crédito ou protestos em cartório. Porém, outros quesitos precisam ser apurados, como faturamento e situação das Certidões Negativas de Débitos (CNDs).
Por exemplo, uma empresa pode estar em dia com os fornecedores, mas estar inadimplente com o governo por conta de estar com dificuldades em honrar as obrigações. Nesse caso, poderia ser negado um parcelamento na compra ou cedido com condições diferenciadas em relação aos demais, que protejam a empresa do risco de esse cliente não quitar os pagamentos
Apresentar diferentes condições
O melhor para todas as empresas é receber à vista ou a prazo sem risco algum, como na venda via cartão de crédito corporativo. Outra possibilidade, positiva para o fluxo de caixa, é conseguir adiantar os recebíveis mensais via boleto.
Para conseguir acelerar as entradas no caixa, e evitar a inadimplência, a empresa pode desenvolver uma série de condições a serem aplicadas em diferentes prazos.
Por exemplo, o recebimento à vista pode ser alcançado com concessão de desconto que não coloque em risco a lucratividade, e o mesmo pode ser feito para influenciar os pagamentos de boleto dias ou semanas antes dos seus vencimentos.
Ter um processo de cobrança
Mesmo com as práticas abordadas até aqui, ainda podem ocorrer atraso em recebimentos. Por isso, ter um sistema de cobrança eficiente, interno ou externo, é importante – mesmo que, não conseguindo evitar, para reduzir a inadimplência e as perdas.
Uma régua de cobrança automatizada, por exemplo, notifica clientes que receberam prazos alguns dias antes do vencimento de suas contas, nas datas e, ocorrendo o atraso, dias e semanas depois com notificações e até mesmo propostas predefinidas para regularização.
Se a sua empresa já passou por isso ou está passando, comente conosco suas principais ações para enriquecermos essa abordagem.